quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Lançada edição n.39 da Revista Espírito Livre!

O que podemos e o que não podemos fazer na internet? O que posso ou não posso fazer com o hardware e software que tenho em minha mesa? São questionamentos que nos preocupamos em fazer. Mas o que muito se vê é que a ampla maioria pouco importa com as respostas a estes questionamentos. Talvez porque realmente não se importam ou porque já sabem que talvez em nosso país isso não vai levar em nada, seja uma punição ou seja conseguir as respostas. Já ouvi muita gente dizer que a internet é uma terra sem lei e que assim deve ser. Outros tantos, percorrem, organizados, atrás de normas e marcos. Mas até onde isso é possível? Até onde se consegue controlar e o mais importante, até onde o cidadão pode ir. Esta barreira, este limite, ainda não foi determinado e encontramos cada um apontando para um lado. Leis já existem, algumas efetivas e já aceitas, e tantas outras estão em andamento. Mas esta seria mesmo a melhor solução? Punir, antes dizer o que se pode ou não fazer?

Continue lendo e faça o download clicando [aqui]

Lançada edição n.38 da Revista Espírito Livre!

O que dizer desta segunda edição do Fórum da Revista Espírito Livre? Sucesso absoluto! Creio que isso resume bem a satisfação e o sentimento ao término do evento. Auditório lotado e muita gente empolgada com os diversos palestrantes que por ali passaram durante todo o dia. A dinâmica do evento possibilitou que as pessoas pudessem circular e assistir o que mais as interessavam, sem intervalos e com palestras rápidas. Esta fórmula, associada a uma extensa gama de palestrantes de renome internacional, atraiu mais de 1300 inscritos para o II Fórum da Revista Espírito Livre, ocorrido em Vila Velha, no dia 29 de maio de 2012.

Continue lendo e faça o download clicanco [aqui]

sábado, 10 de novembro de 2012

INSTALANDO, ATUALIZANDO E UTILIZANDO O CLAMAV ANTIVIRUS NO SABAYON

Muitos falam que o linux não precisa de antivirus, isso não deixa de ser verdade,  porém muitas vezes acabamos por passar virus através de nossos pendrives.
Dias atras emprestei um pendrive para um amigo, quando voltou o pendrive estava infectado. no meu sabayon não houve dano algum, mas cada vez que espetasse o pendrive em um computador Windows o virus seria repassado.
Para evitar ficar formatando pendrive, ou sendo hospedeiro de virus  windows, podemos usar um antivirus em nosso linux;
e o Clamav atende muito bem nossas necessidades.

Para instalar:
Vamos aos comandos :

# equo update

# equo install clamav


Agora vamos atualizar o pacote de dados :

# freshclam


Para scanear pelo terminal use esse comando:

 # clamscan (veja que com esse comando estarei scaneando meu diretório Home)

Por exemplo para eu scanear um pendrive seria essa a sintaxe:

$ clamscan /run/media/rogerio/pendrive

ou você poderia clicar no icone do pendrive e na opção abrir terminal aqui depois dar o camando : $ clamscan

Para scanear o diretorio imagens :

$ clamscan /home/rogerio/imagens/


Para scanear usando uma interface gráfica basta instalar o clantk:

# equo update
# equo install clantk

Essa interface é muito fáci de usar , você pode agendar scaneamentos, scanear dispositivos e muito mais...


 Espero que tenham gostado.